24/12/2017

Romeu e Julieta - William Shakespeare


Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare sobre dois adolescentes, Romeu e Julieta, que são os protagonistas dessa história de amor. Eles se apaixonam perdidamente, mas o romance se torna impossivel por causa da rivalidade entre suas familias, na qual cultivam uma intensa e insustentável inimizade que já remonta a vários anos. A história se passa em Verona, região do norte da Itália e fala da rivalidade entre as familia Montecchio e Capuleto, onde o tempo inteiro duelam por várias questões. Essa rivalidade consiste na briga pelo poder, prestigio e dominio do comercio.
Os amantes se conhecem em uma festa promovida pelo líder dos Capuletos, pai de Julieta Capuleto. Romeu, evidentemente, não foi convidado mas, acreditando estar apaixonado por Rosalina, uma das moças presentes no evento, se oculta sob um engenhoso disfarce e vai à celebração. Uma vez, porém, que ele se depara com Julieta, a imagem da outra garota desaparece de seu coração, e nele agora só há espaço para a jovem desconhecida. Logo depois os dois descobrem que pertencem a famílias que se odeiam.
Romeu: Quem é a moça que enfeita a mão daquele cavalheiro?
Criado: Eu não conheço.
Romeu: Ela é que ensina as tochas a brilhar, e no rosto da noite tem um ar de joia rara em rosto de carvão. É riqueza demais pro mundo vão. Como entre corvos pomba alva e bela Entre as amigas fica essa donzela. Depois da dança, encontro o seu lugar, Pra co’a mão dela a minha abençoar. Já amei antes? Não, tenho certeza; Pois nunca havia eu visto tal beleza.


romeo-and-juliet
Fale,anjo,outra vez,pois você brilha
Na glória desta noite,sobre minha cabeça,
Como um celeste mensageiro alado
Sobre os olhos mortais que,deslumbrados,
Se voltam para o alto,para olhá-lo,
Quando ele chega,cavalgando nas nuvens,
E vaga sobre o seio desse espaço
Com a esperança das famílias se entenderem, Frei Lourenço, amigo e confidente de Romeu, realiza secretamente o casamento dos jovens. Teobaldo, primo de Julieta, descobre que Romeu foi a festa e chama Romeu para uma disputa. Romeu não da ouvidos as provocações, porém, Mercúcio, amigo de Romeu, trava uma batalha com o Teobaldo. Como resultado dessa briga, Mercúcio morre. Romeu querendo vingar seu amigo, luta com Teobaldo e o mata. Aqui vemos uma amizade que vai além dos amores românticos.

Diante disso, o príncipe de Verona decide exilar Romeu da cidade. No entanto, ele aparece durante à noite para se encontrar com sua amada Julieta. Nesse momento, eles tem uma noite de amor. Julieta que está prometida por Páris, um jovem nobre e parente do príncipe, tenta adiar a data do casamento, porém sem sucesso. Desesperada com esse fato, Julieta decide pedir ajuda ao Frei Lourenço. Ele lhe oferece uma bebida que supostamente parecerá que está morta. Com isso,ele manda uma carta ao Romeu, que ainda está exilado, para revelar seu plano e unir definitivamente o casal.
Porém, Romeu não recebe a mensagem do Frei e por seu criado Baltasar fica sabendo da "morte" de Julieta. Inconformado, ele compra um veneno em um boticário.
Vai até a cripta da família Capuleto, onde está o corpo de Julieta. Ali, ele encontra com Páris, o futuro pretendente de Julieta. Eles chegam a lutar e Romeu o mata.
Após a morte de Páris, Romeu toma o veneno. Julieta, ao acordar, se dá conta do que aconteceu e, com o punhal roubado de Romeu, se mata. Os dois são encontrados juntos, mortos, para completo desespero dos familiares. Abalados com a tragédia, eles se reconciliam definitivamente.
Image result for romeu e julieta
A história de Romeu e Julieta praticamente transformou-se em um arquétipo da psique humana, como ocorreu, por exemplo, com o mito de Édipo, criado por Sófocles, célebre dramaturgo grego, e convertido por Sigmund Freud em um conceito fundamental da Psicanálise. Esta tragédia não é significativa apenas por enfocar o amor proibido entre dois jovens na Verona renascentista, mas também por denunciar a hipocrisia e as convenções sociais, os interesses econômicos e a sede de poder, elementos que formam inevitavelmente a intolerância e condenam o sentimento nobre que brota dos corações de Romeu e Julieta.

a peça é toda moldada em rimas e um dos sonetos mais bonitos é a mescla de falas entre o casal em seu primeiro diálogo, quando se conhecem
Imagem relacionada
R Se a minha mão profana esse sacrário,
R Pagarei docemente o meu pecado:
R Meu lábio, peregrino temerário,
R O expiará com um beijo delicado. 

J Bom peregrino, a mão que acusas tanto,
J Revela-me um respeito delicado;
J Juntas, a mão do fiel e a mão do santo
J Palma com palma se terão beijado. 

R Os santos não têm lábios, mãos, sentidos. 

J Ai, tem lábios apenas para a reza

R Fiquem os lábios, como as mãos, unidos,
R Rezem também, que a fé não os despreza. 

J Imóveis, eles ouvem os que choram. 

R Santa, que eu colha o que os meus ais imploram

Eu simplesmente amei este livro! Com certeza irei ler mais outros clássicos de Shakespeare. Na internet há uma boa quantidade de filmes, arte, peças teatrais e blogs voltados para esta obra.
Bom, o pdf está disponivel na Biblioteca. ^^


Assim que o amor entrou no meio, o meio virou amor
O fogo se derreteu, o gelo se incendiou
E a brisa que era um tufão
Depois que o mar derramou, depois que a casa caiu
O vento da paz soprou
Clareou, refletiu, se cansou do ódio e viu que o sonho é real
E qualquer vitória é carnaval, carnaval, carnaval
Muito além da razão, bate forte emoção, ilusão que o céu criou
Onde apenas o meu coração amará, amará
O amor não se tem na hora que se quer, ele vem no olhar
Sabe ser o melhor na vida e pede bis quando faz alguém feliz
Vem aqui, vem viver, não precisa escolher os jardins do nosso lar
Preparando a festa pra sonhar, pra sonhar, pra sonhar
Faça chuva, vem o sol, em comum o futebol deu você e o nosso amor
Convidando as mágoas pra cantar, pra cantar, pra cantar
O amor não se tem na hora que se quer, ele vem no olhar
Sabe ser o melhor na vida e pede bis quando faz alguém feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Me deixa um comentário, pode ser no anonimo.
Obrigada pela visita! ^^

♥ ♡ ♩♫♭♪♬ (∩˃o˂∩) (≧∇≦) ~ヾ(^∇^) (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻ ┬──┬ ノ( ゜-゜ノ) ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz ʘ‿ʘ ಥ⌣ಥ (づ。◕‿‿◕。)づ ヽ(゜∇゜)ノ∑(゜Д゜;) (´・ω・`)( ;´Д`)┐(‘~`;)┌ ( ゚д゚) ☜(⌒▽⌒)☞ (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ ( ・_・)ノ⌒●~* ヽ(*´∀`)人(´∀`*)ノ (`・ω・´)9 (;一_一) ( ̄▽ ̄) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (◡﹏◡✿) (⊙﹏⊙✿) (◕﹏◕✿) (◕‿◕✿) (◕︿◕✿) (◡‿◡✿) (⊙‿⊙✿) (⊙︿⊙✿) (⊙△⊙✿) (◡△◡✿) (◕△◕✿) (◠△◠✿) (◕ω◕✿) (⊙ω⊙✿) (◡ω◡✿) (◠ω◠✿) (◠︿◠✿) (◠﹏◠✿) (◠‿◠✿) ★~(◡‿◡✿) ★~(◠‿◕✿) (◡△◡✿) (ノ◕ヮ◕)ノ (ノ◕ω◕)ノ ヽ(゜∇゜)ノ (´・ω・`) ∩(︶▽︶)∩ ( ´ ▽ ` )ノ (・∀・ ) ( ̄(エ) ̄) (✪㉨✪)(╹ェ╹)╮(─▽─)╭ (•⊙ω⊙•) ( ´∀`)☆ (≧ω≦) ( ^▽^ ) (✿◠‿◠) (◡‿◡✿) (◕‿◕✿) (≧◡≦) (¬_¬) (◑‿◐) ✖‿✖ (╥_╥) (╯3╰) (¬‿¬)
(∪ ◡ ∪) (≧ω≦) o(≧o≦)o (─‿‿─) (︶︹︺) (∩︵∩) (。◕‿◕。) (~ ̄▽ ̄)~ (︶ω︶)