25/01/2017

As aventuras de Pi - Yann Martel


A história gira em torno de Pi Patel, um garoto de dezesseis anos que é vegetariano, hindu, cristão, muçulmano e filho do dono do zoologico de Pondicherry, na India. Sua vida é revirada a partir do momento que seu pai decide embarcar em um navio para o Canadá junto com boa parte dos animais que viviam no zoologico. Durante a viagem, acontece um tragico naufragio no qual toda tripulação e a familia Patel morre no coração do oceano. Somente Pi consegue se salvar em um bote salva-vidas junto com um tigre-de-bengala, um orangotanto, uma hiena e uma zebra. E a partir daí é onde começa a intensa luta pela sobrevivencia
" - Bapu Gandhi disse: "Todas as religiões são verdadeiras." Eu só quero amar a Deus - retruquei, meio sem pensar (...)"


Uma história bem intensa sobre Pi com sua necessidade e o choque que enfrenta diante da horripilante situação que se encontra. A história também nos apresenta o relaciomento amigavel de Pi com o tigre Richard Parker que se torna seu companheiro até o final da aventura.
Confesso que de começo eu achei o livro bem cansativo até porque eu não sabia direito do que se tratava a história, mas não desisti e continuei lendo. Bom, nao me arrependo nem um pouco.
Nessa narrativa dramática acompanhamos Pi na sua aventura em alto mar utilizando sua inteligência, coragem, fé e esperança na luta pela sobrevivencia tendo que abandonar sua vida vegetariana, enfrentando problemas que nunca imaginaria ter que encarar e vendo também um pouco da intensidade e das maravilhas que existe no mar. Richard Parker me conquistou de certa forma, mas fiquei decepcionada com a despedida que aconteceu no final do livro. Mas isso só me fez refletir sobre as pessoas que passam pela nossa vida, marcam, e de repente vão embora. E nunca sabemos se uma faisca de nós habita um pedaço de seus corações.
"(...) parte de mim estava feliz com a presença de Richard Parker. Parte de mim não queria absolutamente vê-lo morrer porque, se isso acontecesse, eu ficaria sozinho com o desespero, um adversário muito mais assustador que um tigre."

“Os hindus, na capacidade que tem para o amor, são efetivamente cristãos carecas, exatamente como os mulçumanos, no sentido em que vêem Deus em tudo, são hindus barbudos, e os cristãos, em sua devoção a Deus, são mulçumanos de chapéu.” 
Outra coisa que me chamou atenção foi sobre a questão das religioes. Pi tinha uma fé que ia além de deuses e crenças. E em nenhum momento ele se revolta contra Deus, pelo contrário, em alguns momentos ele tem uma fé tão poderosa e acredita que tudo isso é um caminho criado por Ele e que tem uma explicação divina. E é tão lindo de acompanhar esse garoto humilde com uma idéia tão a frente dos padrões de ter que possuir apenas uma religião e julgar o outro pelo o que acredita dizendo que aquela é a errada e a outra é a certa. Poxa gente! Isso é incrivel! Pi é incrivel!

"Até quando Deus parecia ter me abandonado, Ele estava me vigiando. Mesmo quando Ele parecia indiferente ao meu sofrimento, estava vigiando. E quando eu perdi toda a esperança de ser salvo, Ele me deu descanso, me deu um sinal para eu continuar a jornada."
Assisti o filme depois e amei. Gostei muito dos personagens e principalmente da ilha carnivora que Pi e Richard Parker encontram. Aqui está algumas cenas do filme!
Imagem relacionada

Resultado de imagem para as aventuras de pi filme tumblr

Imagem relacionada

Livro em pdf na biblioteca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Me deixa um comentário, pode ser no anonimo.
Obrigada pela visita! ^^

♥ ♡ ♩♫♭♪♬ (∩˃o˂∩) (≧∇≦) ~ヾ(^∇^) (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻ ┬──┬ ノ( ゜-゜ノ) ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz ʘ‿ʘ ಥ⌣ಥ (づ。◕‿‿◕。)づ ヽ(゜∇゜)ノ∑(゜Д゜;) (´・ω・`)( ;´Д`)┐(‘~`;)┌ ( ゚д゚) ☜(⌒▽⌒)☞ (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ ( ・_・)ノ⌒●~* ヽ(*´∀`)人(´∀`*)ノ (`・ω・´)9 (;一_一) ( ̄▽ ̄) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (◡﹏◡✿) (⊙﹏⊙✿) (◕﹏◕✿) (◕‿◕✿) (◕︿◕✿) (◡‿◡✿) (⊙‿⊙✿) (⊙︿⊙✿) (⊙△⊙✿) (◡△◡✿) (◕△◕✿) (◠△◠✿) (◕ω◕✿) (⊙ω⊙✿) (◡ω◡✿) (◠ω◠✿) (◠︿◠✿) (◠﹏◠✿) (◠‿◠✿) ★~(◡‿◡✿) ★~(◠‿◕✿) (◡△◡✿) (ノ◕ヮ◕)ノ (ノ◕ω◕)ノ ヽ(゜∇゜)ノ (´・ω・`) ∩(︶▽︶)∩ ( ´ ▽ ` )ノ (・∀・ ) ( ̄(エ) ̄) (✪㉨✪)(╹ェ╹)╮(─▽─)╭ (•⊙ω⊙•) ( ´∀`)☆ (≧ω≦) ( ^▽^ ) (✿◠‿◠) (◡‿◡✿) (◕‿◕✿) (≧◡≦) (¬_¬) (◑‿◐) ✖‿✖ (╥_╥) (╯3╰) (¬‿¬)
(∪ ◡ ∪) (≧ω≦) o(≧o≦)o (─‿‿─) (︶︹︺) (∩︵∩) (。◕‿◕。) (~ ̄▽ ̄)~ (︶ω︶)